Valentine’s Day é conhecido por aqui como Dia dos Namorados. No Brasil, comemoramos o Dia dos Namorado todo dia 12 de junho, no entanto, você sabia que não é assim no resto do mundo? Em outros países esta data é comemorada no dia 14 de junho.
Mas qual a origem dessa tradição¿ Como foram escolhidas essas datas¿ E por que só no Brasil é comemorado diferente¿
Bom, são muitas perguntas, por isso, é necessário começar logo do início.
Qual a origem do Valentine’s Day¿
Dizem que há muito tempo atrás – nas antiga Roma. O Imperador da época acreditava que os soldados casados não tinham o mesmo desempenho em guerra se comparado com aqueles que não tinham família. Por isso, proibiu casamentos e uniões para ganhar mais conflitos.
No entanto, um aprendiz de padre da época, chamado Valentine, continuou realizando casamentos de maneira escondida para que os casais pudessem se unir perante Deus, mesmo com a proibição do Imperador.
Com o passar do tempo, Valentine se tornou sinônimo de amor e em sua homenagem a data de 14 de fevereiro foi escolhida para comemorar este sentimento.
O Valentine’s Day nos dias atuais
Vale lembrar que mesmo sendo uma data que comemora o amor, fora do Brasil, ela é usada para comemorar todos os tipos de laços: entre amigos, casais e até mesmo familiares.
É comum que as pessoas usem esta data para trocar cartões e demonstrar o quanto são importantes na vida um do outro. O que é algo bacana, visto que a cultura do País é mais distante e menos ‘calorosa’.
Os restaurantes são todos enfeitados com tons de vermelho, rosa e corações também são comuns. As lojas de presente aumentam o percentual de vendas e adoram a época.
Valentine’s Day x Dia dos Namorados
Mas, então por que no Brasil comemorados no dia 12 de junho¿ Bom, a resposta é bem simples: marketing. Isso mesmo, é pura convencional mercadológica.
De acordo com o calendário, junho seria um mês sem datas comemorativas e colocar uma comemoração para agitar o comércio poderia ser uma boa opção, já que em fevereiro o Carnaval está no topo das preferências do Brasil.
Esta tática funcionou, o Dia dos Namorados está entre as datas que mais agitam o comércio no País. No final, o dia é o que difere o Valentine’s Day.