A necessidade de aprender um novo idioma ganhou ainda na década de 70, com a chegada de empresas multinacionais no Brasil. No entanto, de lá pra cá a necessidade se tornou exigência e a Língua Inglesa deixou de ser considerado um diferencial e passou a ser obrigação.
Mas isso ainda está longe de ser a realidade da maioria dos brasileiros, apenas 7% de toda a força do trabalho no País declaram ter conhecimento em Inglês acima do básico.
Para correr atrás desse prejuízo, é cada vez mais comum encontrar escolas que ensinam o idioma lotadas de pessoas usando terno e salto alto.
A média de idade das pessoas que ingressam em um curso de inglês está na faixa de 27 anos, o que significa que o brasileiro está aprendendo a Língua Inglesa já na idade adulta.
Mas o que isso significa em termos de carreira? Bom, o real impacto de não aprender o inglês ainda na juventude irá depender da profissão escolhida e do cargo desejado.
Pessoas que optam pela carreira administrativa, geralmente, experienciam uma promoção de cargo ou aumento de salário de acordo com os seus conhecimentos acadêmico e, consequentemente, pelo conhecimento de Inglês.
Isso não significa que a Língua Inglesa seja a única exigência ou fator decisivo, porém, estudos comprovam uma ligação direta entre os fatores.
O idioma também já tido como requisito obrigatório em diversas vagas abertas. Isso se traduz no uso frequente do Inglês e também na aplicação de um teste de proficiência ainda na etapa de entrevistas para a posição.
O Inglês também já matéria fixa em muitos vestibulares espalhados pelo Brasil; um bom exemplo é o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, prova decisiva para as pessoas que buscam vagas em universidade públicas e federais em todo o País.
Por isso, aprender a Língua Inglesa é algo que leva tempo para consolidar e aplicação prática. Todos esses processos são mais simples durante a infância e podem ser adquiridos com mais naturalidade até os seis anos de idade.
E ainda, existem diferentes metodologias de ensino direcionadas para o público mais jovem que favorece um aprendizado lúdico e mais divertido para os pequenos.
Sendo assim, é indicado começar a estudar Inglês ainda na infância para o processo seja mais fácil, e ainda, com a sobrecarga de emocional e de tarefas da vida adulta, aprende rum novo idioma pode ser desafiador.