Essa é uma pergunta que muitos estudantes de Inglês fazem ao decidir se aventurar em países que falam idioma. As dúvidas surgem e é necessário ter em mente alguns pontos importantes antes de saber a resposta para esta pergunta.
Para te ajudar a entender melhor essa questão, o guia a seguir será um bom ponto de partida para a sua decisão.
-
Qual o objetivo da sua viagem?
Este é o ponto mais importante e que irá te ajudar a resolver suas dúvidas sobre o seu preparo para um intercâmbio.
Tenha em mente que existem diversos objetivos de viagem e cada um deles pode impactar diretamente no nível e inglês necessário.
– Intercâmbio para estudar o idioma
Caso o seu conhecimento seja iniciante, tenha em mente que as coisas podem ser bem mais complicadas no dia a dia; pequenas tarefas podem se tornar muito complicadas, porém, você poderá desenvolver seus conhecimentos ‘na prática’.
– Intercâmbio para cursos profissionalizantes
Seja uma faculdade, um curso de extensão ou especialização, fazer um curso em outra língua exige conhecimentos acima do intermediário.
Atividades como apresentação de trabalhos, provas e assistir as aulas tornam imprescindível um bom conhecimento de Inglês.
E ainda, as universidades exigem certificações de proficiência, o que impossibilita o ingresso de pessoas que não possuem inglês com o nível considerado adequado.
– Intercâmbio para trabalho
Para desempenhar uma função profissional da maneira correta, é fundamental que o conhecimento de Inglês permita a execução das tarefas exigidas no dia a dia da atividade.
Isso significa, por exemplo, que se o seu trabalho for de garçom, é necessário ter um conhecimento vasto no idioma.
– Intercâmbio para trabalho voluntário
Quem se aventura em trabalhos voluntários no exterior, precisam ter o nível de Inglês necessário para funções da rotina, porém, isso não significa conhecimento avançado.
Se for possível desempenhar o trabalho com conhecimento básico, haverá problemas.
-
Procedimentos burocráticos
É necessário ter em mente também que ao chegar no país em que será realizado o intercâmbio, será necessário cumprir uma série de exigências burocráticas que necessitam de certo conhecimento no idioma.
Países como Estados Unidos e Austrália costumam ser mais rígidos com a entrada de imigrantes, enquanto Canadá e Londres são mais tranquilos – desde que se tenha o visto tirado no país de origem.
Caso você tenha algum problema, será necessário resolver em inglês. Se você não considera isso um empecilho, bom intercâmbio!